Resumo
Este artigo teve por objetivo discutir as percepções de acadêmicos acerca de atividades formativas no curso de Fisioterapia, como também analisar a capacitação dos mesmos a proporem atividades escolares que melhorem o rendimento das crianças. Os participantes são 15 estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que, durante o segundo semestre de 2016, frequentaram a disciplina denominada Fisioterapia em Saúde da Criança, a qual prevê como objetivo, a proposição de atividades psicomotoras que melhorem o rendimento dos escolares. O trabalho prático foi desenvolvido em duas escolas Municipais de Ensino Fundamental, com 19 crianças que frequentavam essas escolas, situadas no município de São João do Polêsine, região central do Rio Grande do Sul. A metodologia do trabalho tem caráter qualitativo, onde a análise fundamenta-se nos princípios da entrevista narrativa de Richardson (2011); Clandinin e Connely (2011); Jovchelovitch e Bauer (2004); Josso (2004). Concluiu-se que, na percepção dos acadêmicos, o trabalho desenvolvido é relevante na formação profissional do fisioterapeuta, principalmente, porque observaram ter gerado impactos positivos na comunidade escolar bem como na comunidade acadêmica.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-001