Resumo
O texto que ora apresentamos tem relação com um projeto de pesquisa maior que está sendo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLETRAS), de uma Universidade Publica envolvendo o ensino fundamental e aspectos relacionados com a multimodalidade e a leitura. Realizamos um recorte do projeto para este estudo com o fito de apresentar as tiras como um gênero textual marcado pela multimodalidade dialogando para a construção de sentidos. Como pressupostos teóricos, recorremos aos estudos de Vergueiro ( 2004), Rama ( 2016), Dionísio e Vasconcelos (2013), Rojo (2012), Menezes De Sousa (2007),entre outros. Como metodologia utilizou se de estudos teóricos sobre às concepções de leitura e produção de textos multimodais em sala de aula, cujos textos (tiras) consistiu em o corpus de análise. Os resultados do estudo versaram sobre a relevância do gênero tiras e a importância da multimodalidade para compreensão de sentido.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-060