Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

As tiras no ensino fundamental: A multimodalidade contribuindo para construção de sentido

Teno NAC;
Gonçalves NB

Neide Araujo Castilho Teno

Nádia Bentos Gonçalves


Resumo

O texto que ora apresentamos tem relação com um projeto de pesquisa maior que está  sendo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLETRAS), de uma Universidade Publica envolvendo o ensino fundamental e aspectos relacionados com a multimodalidade e a leitura. Realizamos um recorte do projeto para este estudo com o fito de apresentar as tiras como um gênero textual marcado pela multimodalidade dialogando para a construção de sentidos. Como pressupostos teóricos, recorremos aos estudos de Vergueiro ( 2004), Rama ( 2016), Dionísio e Vasconcelos (2013), Rojo (2012), Menezes De Sousa (2007),entre outros. Como metodologia utilizou se de estudos teóricos sobre às concepções de leitura e produção de textos multimodais em sala de aula, cujos textos (tiras) consistiu em o corpus de análise. Os resultados do estudo versaram sobre a relevância do gênero tiras e a importância da multimodalidade para compreensão de sentido.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-060


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Neide Araujo Castilho Teno, Nádia Bentos Gonçalves

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Neide Araujo Castilho Teno
  • Nádia Bentos Gonçalves