As tiras no ensino fundamental: A multimodalidade contribuindo para construção de sentido
Palavras-chave:
Comics, Multimodality, Construction of meaning, Elementary SchoolResumo
O texto que ora apresentamos tem relação com um projeto de pesquisa maior que está sendo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLETRAS), de uma Universidade Publica envolvendo o ensino fundamental e aspectos relacionados com a multimodalidade e a leitura. Realizamos um recorte do projeto para este estudo com o fito de apresentar as tiras como um gênero textual marcado pela multimodalidade dialogando para a construção de sentidos. Como pressupostos teóricos, recorremos aos estudos de Vergueiro ( 2004), Rama ( 2016), Dionísio e Vasconcelos (2013), Rojo (2012), Menezes De Sousa (2007),entre outros. Como metodologia utilizou se de estudos teóricos sobre às concepções de leitura e produção de textos multimodais em sala de aula, cujos textos (tiras) consistiu em o corpus de análise. Os resultados do estudo versaram sobre a relevância do gênero tiras e a importância da multimodalidade para compreensão de sentido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Neide Araujo Castilho Teno, Nádia Bentos Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.