O Youtube como recurso de aprimoramento e aprendizagem na formação de professores

Autores

  • Naysa Christine Serra Silva
  • Thelma Helena Costa Chahini

Palavras-chave:

Youtube, Teacher Training, Learning resources

Resumo

Este estudo tem como objetivo o objetivo de investigar a relevância do Youtube como recurso para aprendizagem e aprimoramento na formação docente, a partir de aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas junto aos professores em formação nos níveis de graduação e pós-graduação matriculados em cursos da Universidade Federal do Maranhão.Para fundamentação teórica, utilizou-se como arcabouço os estudos de Kenski (2012), Garcia et al. (2011), Silva (2021), Silva e Chahini (2020), entre outros. A metodologia desenvolvida caracteriza por qualitativa quanto à abordagem; e descritiva e exploratória quanto ao objeto. Tal pesquisa foi desenvolvida via tecnologias digitais a partir de aplicativos de comunicação rápida com a participação de 22 professores em formação nas variadas áreas ofertadas pela Universidade Federal do Maranhão, no período de março a julho de 2023. Os dados obtidos apresentam que a plataforma do Youtube viabiliza aos docentes elementos significativos em suas formações profissionais.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.007-062

Publicado

2024-04-16

Como Citar

Silva, N. C. S., & Chahini, T. H. C. (2024). O Youtube como recurso de aprimoramento e aprendizagem na formação de professores. Seven Editora, 885–896. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4116