Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

O ensino de língua portuguesa como L2 para surdos da EJA: Caminhos possíveis

Ribeiro LM;
Correia PCH

Luana Machado Ribeiro

Patrícia Carla da Hora Correia


Resumo

A Educação de Jovens e Adultos surdos trazem em si uma gama de desafios e especificidades referentes a sua condição de aquisição da linguagem. O indivíduo surdo precisa de adaptações metodológicas no aprendizado de língua portuguesa, como segunda língua, alinhadas ao uso da Libras. Daí surge a pergunta de pesquisa: O que fazer para potencializar o aprendizado da língua portuguesa dos surdos da EJA?

Baseado nesse questionamento, o objetivo desse trabalho de pesquisa de desenvolvimento é refletir sobre formas de facilitar o aprendizado de língua portuguesa para alunos surdos, numa perspectiva bilingue trazida por Pires (2014). Pretende-se como objetivo de pesquisa formas de oportunizar o contato com a língua de forma significativa que proporcione certo grau de autonomia aos alunos surdos, que como nos traz Mota (2016) não possuem estímulos para se apropriar de sua identidade. Almeja-se, também, ampliar a possibilidade de acesso a uma metodologia específica e adaptada ao público surdo com base em Fernandez (2018), potencializando o ingresso desses alunos no ensino superior, bem como a ocupação destes sujeitos de espaços sociais de prestígios.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-059


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Luana Machado Ribeiro, Patrícia Carla da Hora Correia

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Luana Machado Ribeiro
  • Patrícia Carla da Hora Correia