Resumo
A Educação de Jovens e Adultos surdos trazem em si uma gama de desafios e especificidades referentes a sua condição de aquisição da linguagem. O indivíduo surdo precisa de adaptações metodológicas no aprendizado de língua portuguesa, como segunda língua, alinhadas ao uso da Libras. Daí surge a pergunta de pesquisa: O que fazer para potencializar o aprendizado da língua portuguesa dos surdos da EJA?
Baseado nesse questionamento, o objetivo desse trabalho de pesquisa de desenvolvimento é refletir sobre formas de facilitar o aprendizado de língua portuguesa para alunos surdos, numa perspectiva bilingue trazida por Pires (2014). Pretende-se como objetivo de pesquisa formas de oportunizar o contato com a língua de forma significativa que proporcione certo grau de autonomia aos alunos surdos, que como nos traz Mota (2016) não possuem estímulos para se apropriar de sua identidade. Almeja-se, também, ampliar a possibilidade de acesso a uma metodologia específica e adaptada ao público surdo com base em Fernandez (2018), potencializando o ingresso desses alunos no ensino superior, bem como a ocupação destes sujeitos de espaços sociais de prestígios.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-059