Transtorno do Espectro do Autista: A aplicabilidade do PEI nas escolas
Palavras-chave:
Autism Spectrum Disorder, Individualized Educational Plan, Collaborative workResumo
Este artigo aborda a importância da implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com Transtorno do Espectro do Autista (TEA) em ambientes escolares. O PEI é um documento personalizado que descreve as necessidades educacionais específicas de um aluno com TEA e os serviços que a escola fornecerá para atender a essas necessidades buscando abordar sobre a elaboração eficaz de um PEI para alunos com TEA, levando em consideração suas dificuldades e potenciais. São abordadas estratégias para avaliação abrangente, estabelecimento de metas realistas e mensuráveis, adaptação do ambiente de aprendizado, implementação de técnicas de ensino especializadas e colaboração com profissionais especializados. Além disso, o artigo destaca a importância de uma abordagem centrada no aluno, que valorize suas habilidades individuais e promova seu pleno desenvolvimento, levando em conta suas necessidades específicas e a diversidade do espectro autista. A inclusão de atividades de interesse e motivação, o envolvimento da família e a promoção da conscientização são aspectos pontuados para garantir a eficácia do PEI. Por meio de estudos de caso, evidências científicas e experiências práticas, o artigo ressalta os benefícios do uso do PEI para alunos com TEA, ao mesmo tempo que explora desafios e possíveis soluções para sua implementação efetiva. Destaca-se a necessidade de uma abordagem flexível, centrada no aluno e comprometida com a promoção do sucesso educacional e bem-estar do aluno no ambiente escolar.
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