Transtorno do Espectro do Autista: A aplicabilidade do PEI nas escolas

Autores

  • Juçara Aguiar Guimarães Silva
  • Naiara Bonfim Aguiar
  • Jefferson da Silva Macedo Braga
  • Antônio Carlos Toledo Martins
  • Eliane Pereira Lopes
  • Jaquelina Aparecida de Oliveira
  • Talita Neves Silva
  • Luiz Marcelo Passos
  • Mona Liza Silva Cruz
  • Elanir Menezes Rodrigues

Palavras-chave:

Autism Spectrum Disorder, Individualized Educational Plan, Collaborative work

Resumo

Este artigo aborda a importância da implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com Transtorno do Espectro do Autista (TEA) em ambientes escolares. O PEI é um documento personalizado que descreve as necessidades educacionais específicas de um aluno com TEA e os serviços que a escola fornecerá para atender a essas necessidades buscando abordar sobre a elaboração eficaz de um PEI para alunos com TEA, levando em consideração suas dificuldades e potenciais. São abordadas estratégias para avaliação abrangente, estabelecimento de metas realistas e mensuráveis, adaptação do ambiente de aprendizado, implementação de técnicas de ensino especializadas e colaboração com profissionais especializados. Além disso, o artigo destaca a importância de uma abordagem centrada no aluno, que valorize suas habilidades individuais e promova seu pleno desenvolvimento, levando em conta suas necessidades específicas e a diversidade do espectro autista. A inclusão de atividades de interesse e motivação, o envolvimento da família e a promoção da conscientização são aspectos pontuados para garantir a eficácia do PEI. Por meio de estudos de caso, evidências científicas e experiências práticas, o artigo ressalta os benefícios do uso do PEI para alunos com TEA, ao mesmo tempo que explora desafios e possíveis soluções para sua implementação efetiva. Destaca-se a necessidade de uma abordagem flexível, centrada no aluno e comprometida com a promoção do sucesso educacional e bem-estar do aluno no ambiente escolar.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.007-017

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Transtorno do Espectro do Autista: A aplicabilidade do PEI nas escolas . (2024). Seven Editora, 205-211. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/3975