Aplicabilidade da inteligência artificial no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Silvia Gomes Correia
  • Lucas Alves de Oliveira Lima
  • Eliana Maria da Silva Madeira Lourenço
  • Teodoro Antunes Gomes Filho
  • Rafael José de Melo
  • Ricardo da Silva Manca
  • Aryelton Medeiros dos Santos
  • Aline Vitória Nantes de Abreu
  • Evelym Cristina da Silva Coelho
  • José Leonardo Diniz de Melo Santos

Palavras-chave:

Chat GPT, Artificial intelligence, Teaching-Learning

Resumo

Este artigo científico tem como objetivo analisar a utilização da inteligência artificial Chat GPT como ferramenta de apoio pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, por meio de uma revisão de literatura. A pesquisa visa entender como o Chat GPT pode ser utilizado para auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem, considerando suas características, vantagens e desafios. A revisão de literatura realizada permitiu identificar que o Chat GPT pode ser utilizado para personalizar o processo de aprendizagem, adaptando o ritmo e o conteúdo de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. O uso de chatbots e assistentes virtuais também permite a interação entre o aluno e o sistema de forma natural e intuitiva, o que pode aumentar o engajamento dos estudantes nas atividades. No entanto, é importante ressaltar que essas ferramentas não substituem o papel do professor, mas sim complementam seu trabalho, permitindo maior flexibilidade e personalização dos conteúdos e atividades.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-046

Publicado

2024-03-22

Como Citar

Aplicabilidade da inteligência artificial no processo de ensino e aprendizagem. (2024). Seven Editora, 651-661. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/3906