O uso de aplicativos de robótica em salas de aula com alunos(as) portadores(as) de paralisia cerebral
Palavras-chave:
Robotics in the school context, Students with cerebral palsy, Social inequalities, Representative democracyResumo
Neste artigo, buscou-se levantar as necessidades de alunos e alunas com paralisia cerebral e suas restrições frente à assistência escolar que lhes é assegurada nos moldes da Constituição Federal para uma vida digna. Discute-se como esses estudantes são assistidos no ambiente escolar, se há estrutura adequada e equipamentos necessários para o seu desenvolvimento de forma igualitária e digna. Para tanto, o presente estudo será subsidiado por um referencial bibliográfico sobre a temática com vistas a analisar o distanciamento aberto pelas circunstâncias desiguais produzidas no contexto escolar por fatores tais como: a falta de equipamentos auxiliares ao aprendizado, como, por exemplo, o uso da robótica. Embora o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPE/RO), quando acionado, tenha suprido tal demanda em alguns momentos, ainda há muito a ser feito. Neste estudo, também será feito um paralelo ante as desigualdades verificadas no Brasil em análise comparativa com outro país, como a Índia, com vistas a verificar se há outras questões subjacentes e quais são elas. Nesse recorte, buscar-se-á notar se a democracia representativa brasileira garante apenas a igualdade e a liberdade formal nas áreas da política e da justiça – de onde coexistem com as desigualdades, escondendo, portanto, um colonialismo disfarçado, a fim de depreender outros possíveis caminhos para se alcançar possíveis soluções concretas e a correção dessas desigualdades no contexto educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcus Fabiano Gonçalves, Terezinha Azevedo de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.