Resumo
A água é um recurso natural, seja como componente bioquímico dos seres vivos, como modo de vida para diversas espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e como fator de produção de diversos bens de consumo. No entanto, nos últimos anos, com o crescimento populacional e a exacerbada expansão industrial, a qualidade da água tem sido comprometida, prejudicando a saúde humana e afetando comunidades que dela necessitam para sobreviver, como as comunidades ribeirinhas localizadas no estado brasileiro do Amazonas. O isolamento geográfico e a falta de políticas públicas para essas comunidades dificultam o acesso a serviços essenciais, como saúde, educação, energia elétrica, saneamento básico, tecnologia de comunicação, entre outros. Nesse contexto, o ensino da tecnologia de sistemas embarcados pode ser redirecionado para o monitoramento da água e servir como ferramenta auxiliar na verificação de sua qualidade, a partir da verificação de sólidos totais dissolvidos (EDT) e pH, para proporcionar saúde, segurança e garantir que a água consumida por essas populações esteja adequada para o uso diário. Portanto, neste trabalho optamos por elaborar um projeto didático utilizando Arduino e sensores que consiste em um protótipo que auxilia nesta medição. Dessa forma, construímos um protótipo, integrando sensores de baixo custo para monitoramento em tempo real da qualidade da água, que é capaz de medir seus parâmetros químicos, para que as comunidades que não possuem as informações necessárias para classificar a água como potável, possam ter conhecimento do estado da água que consomem.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.003-065