Resumo
No contexto contemporâneo, foi necessário evoluir os processos de aprendizagem, que estão sendo impulsionados por abordagens multidisciplinares e tecnológicas, buscando aumentar os níveis de motivação e engajamento dos alunos. A gamificação surge nesse âmbito como uma estratégia para isso, uma vez que acelera o aprendizado, abarcando estratégias de motivações intrínsecas e extrínsecas para elevar o envolvimento dos sujeitos mesmo em atividades consideradas monótonas e de difícil execução ou ainda para modificar comportamentos. Salienta-se, também, que a gamificação baseia-se em teorias psicológicas, abarcando aspectos cognitivos, emocionais e sociais durante e posteriormente a aplicação da atividade de gamificação. O presente artigo visa discutir e preconizar as formas com as quais a Psicologia fundamenta as estratégias de motivação intrínsecas e extrínsecas para que possa ocorrer a modulação do comportamento através de uma revisão bibliográfica.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-029