Resumo
Pesquisas recentes indicam uma lacuna no que concerne à validade e eficácia do uso de ferramentas financeiras e orçamentárias modernas na melhoria da gestão financeira pública. Assim, na presente pesquisa buscou-se analisar o processo de gestão da tesouraria do município de Eusébio - Ceará, observando as práticas adotadas e os desafios enfrentados. Para tanto fez-se uso da estratégia de Estudo de Caso, que será realizada na Secretaria de Finanças (SEFIN) de Eusébio, onde as atividades de tesouraria, controladoria, arrecadação e a gestão de recursos serão examinadas sob uma perspectiva integrada. Os resultados da análise financeira da SEFIN de Eusébio destacou a aderência estrita às leis de responsabilidade fiscal e outros regulamentos, reforçando a confiança dos cidadãos na gestão pública transparente e legalmente conformada. A transição para sistemas digitais, embora desafiadora, promete melhorar significativamente a eficiência e a transparência. Este estudo evidenciou a importância da evolução contínua na gestão fiscal e o potencial da digitalização para aprimorar a administração pública. As descobertas podem servir de modelo para outras entidades governamentais e indicar áreas para pesquisa futura, especialmente sobre o impacto da transição digital na confiança e eficiência pública.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-018