Resumo
O Comitê Olímpico Internacional, a partir da divulgação de valores olímpicos, paralímpicos e educacionais do olimpismo torna-se um emissor que produz eventos, ritos, competições, documentos, formações, declarações, com a intenção de comunicar através de seus códigos, um conjunto de valores que são a priori tidos como positivos. O papel da mídia e a potencialização tecnológica que essa entidade possui hodiernamente contribui exponencialmente seja para organizar, seja para desorganizar, as intenções que o emissor original codificou. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se da netnografia em uma comunidade virtual (QUORA), e como análise, o “paradigma indiciário” de Ginzburg, que possui uma relação com a semiótica e pode se relacionar com a teoria da comunicação e de valores do esporte proposta por Carr. Conclui-se que a relação subjetiva dos usuários da plataforma Quora permitiu a constatação da impossibilidade de definição de uma percepção aproximadamente uníssona a respeito dos valores expressos pelo Olimpismo e como eles chegam até o senso comum. Dentro da análise dos significados atribuídos pelos usuários da plataforna, entretanto, foi possível perceber que a hipótese da presença de nuances positivas, negativas e neutras, defendidas por Carr, estão presentes no conjunto de narrativas produzidas nesse estudo.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-013