Resumo
A Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível do sistema de saúde e a porta de entrada do usuário para os serviços. Constitui um ambiente físico e social mais próximo da comunidade e requer dos profissionais que ali atuam um arsenal diversificado e complexo de tecnologias, incluindo a humanização do cuidado. Ressalta-se que o acolhimento aos usuários é essencial para assegurar os princípios do Sistema Único de Saúde, potencializando um maior nível de qualidade na assistência aos usuários. Objetivou-se relatar o processo de elaboração de diretrizes sobre acolhimento na UBS acolhida, com vistas à melhoria da qualidade dos serviços prestados, identificando as potencialidades e dificuldades do processo de trabalho da equipe de acolhimento. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência no cenário da prática do Centro de Saúde 1304 sul no município de Palmas/TO. Participaram da experiência 11 pessoas, sendo 05 recepcionistas, 04 agentes comunitários de saúde e 02 técnicos de enfermagem. O plano de análise dos dados seguiu o método Hollyday para sistematização. Realizamos 2 oficinas, atividades divertidas, rodas de conversa para discutir cada cena criada e presenciada. Foram mapeadas as fragilidades apontadas pelos participantes, que serviram como elementos para nortear a elaboração de orientações de acolhimento na recepção da unidade de saúde. Os encontros possibilitaram a reflexão sobre a prática das recepcionistas e sua relação com os usuários e demais membros da equipe. Essa experiência nos mostrou que a reflexão aqui empreendida contribuirá para a busca de respostas para as principais questões levantadas, bem como poderá ser incorporada ao processo de trabalho das equipes.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.001-022