Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Relato do uso da estatística experimental aplicada à pesquisa em área da Região Amazônica

Fidelis I;
Januário GS;
Batista PF

Iraci Fidelis

Graciele da Silva Januário

Patrício Ferreira Batista


Resumo

Entendemos que o ato de pesquisar é primordial no processo de aprendizagem e, principalmente, na construção de indivíduos autónomos e críticos. A compreensão acerca do uso adequado da estatística, propicia menores erros nos relatos dos resultados executados e na interpretação das suas conclusões. O que se observa hoje são análises de experimentos mal realizados e resultados erroneamente interpretados. O que justifica que o próprio aluno na construção do seu artigo, seja capaz de realizar as análises e interpretar os resultados. O projeto foi desenvolvido com duas estudantes do terceiro período do Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura do Instituto Federal de Roraima. Este trabalho objetivou tornar os alunos conscientes da aplicação de delineamentos utilizados na experimentação agropecuária e suas aplicações, por meio de resolução de lista de exercícios e apresentar o sistema computacional  SISVAR com aplicações diversas na análise estatística de experimentos, pela facilidade de acesso e utilização. As alunas foram capazes de a partir de dados obtidos de exemplos práticos: sugerir qual o melhor delineamento em cada exercícios, analisar os dados e ver se os mesmos seguiam as pressuposições para realizar a analise de variância, formular as hipóteses para validade do teste F, realizar a análise de variância e aplicar o teste F. A partir do teste F, foram capazes de realizar o estudo dos desdobramento e encontrar em cada exercício o melhor tratamento em função do estudo do teste Tukey ou em função do estudo de regressão. Concluímos que as alunas adquiriram a habilidade em interpretar, analisar e resolver a informação advinda dos dados coletados durante a execução da pesquisa e tornaram-nas conscientes dos diversos aspectos de aplicação de métodos estatísticos proposto no projeto.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2023.001-008


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Iraci Fidelis , Graciele da Silva Januário , Patrício Ferreira Batista

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Iraci Fidelis
  • Graciele da Silva Januário
  • Patrício Ferreira Batista