A teoria afastada da prática: Uma crítica ao curso e provas de História do Diploma Program IB

Autores

  • Enio Everton Arlindo Vieira

Palavras-chave:

History, International curriculum, International Baccalaureate, National Common Curriculum Base

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma curta análise dos manuais do curso de História do Diploma Program, programa de Ensino Médio do currículo internacional estabelecido pelo International Baccalaureate. Através dos próprios manuais do professor do programa, e alguns exemplos de material didático de História, buscamos perceber as contradições entre os objetivos de aprendizagem e sua aplicação prática. Se os manuais pregam uma historiografia moderna e interpretativa, os materiais didáticos e provas do programa ainda se mostram muito apegados à uma visão de história tradicional, conteudista e positivista, contradizendo o que o IB prega que espera de seus alunos, e o que ele cobra em suas avaliações.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.003-007

Publicado

2024-01-26

Como Citar

Vieira , E. E. A. (2024). A teoria afastada da prática: Uma crítica ao curso e provas de História do Diploma Program IB. Seven Editora, 95–114. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/3520