Resumo
Este artigo examina as perspectivas e tendências em gestão do conhecimento organizacional. As perspectivas foram obtidas a partir da percepção de gestores especialistas na área sobre declarações acerca do declínio desse campo de estudo no ambiente acadêmico e empresarial, bem como de experiências práticas na implantação de projetos de gestão do conhecimento em empresas, com base em estudo de caso. As tendências foram obtidas a partir da revisão da literatura acadêmica e comercial especializada sobre a utilização da gestão do conhecimento nas empresas. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou o método de estudo de caso, realizado em empresa de tecnologia da informação executora da política de informática do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Para a coleta de dados, foram analisados documentos primários e secundários da empresa, foi aplicado questionário com questões abertas, exploratórias, e realizadas entrevistas semiestruturadas com questões confirmatórias. Em relação às perspectivas, os resultados encontrados evidenciam a vitalidade do campo de estudo na atualidade e mostram a evolução de sua utilização pelas empresas e a percepção dos gestores especialistas sobre críticas e declarações pessimistas a respeito desse campo de estudo oferece um panorama de como ele está sendo abordado atualmente e dos rumos que está tomando em nível acadêmico e empresarial. Os resultados encontrados sugerem a possibilidade de uma reformulação conceitual e prática do campo de estudo, dada a evolução do tema, de modo a acompanhar as mudanças tecnológicas. Também destacam o desenvolvimento de mecanismos automatizados para fluxos de conhecimentos que podem ser alavancados por inteligência artificial. Mostram ênfase das empresas na implantação de normas para gestão do conhecimento, como ISO-9001 e ISO-30401, realização de auditorias para assegurar a eficácia dos programas de gestão do conhecimento, avanços em relação à adoção de práticas para melhorar a aprendizagem organizacional baseada na inteligência coletiva, uso crescente de comunidades de prática, ênfase em inteligência competitiva, e preocupações com privacidade de dados. Em relação às tendências do campo de estudo, os resultados encontrados indicam ênfase na gestão de projetos lean, atenção ao compartilhamento de informações para o trabalho remoto, ações voltadas à capacidade absortiva e ambidestria organizacional, uso intensivo de análise de dados, alinhamento com temas da Sociedade 5.0 e sustentabilidade, utilização de modelos de maturidade, e o impacto da inteligência artificial. A relevância da pesquisa reside na adoção de uma abordagem crítica sobre o campo de estudo, trazendo contribuições teóricas e implicações no nível prático, além de sugerir a realização de estudos futuros para validação empírica dos projetos de gestão do conhecimento.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2023.006-081