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Desvendando as Cicatrizes do Passado: Um Estudo Sobre as Implicações de Experiências Adversas na Infância – ACEs

Carvalho ASM;
Vilela G;
Mesquita TB;
Thomaz PRV;
Silva JRSe;
Silva ISe;
Trinta VRV;
Gois AM;
Kaminski JSC

Aline dos Santos Moreira de Carvalho

Gaudencio Vilela

Thais Barros de Mesquita

Paulo Roberto Valdo Thomaz

Joab Renan da Silva e Silva

Ivaneide da Silva e Silva

Valeska Rogeria V Trinta

Arquimedes Martins Gois

Josilene Souza Conceição Kaminski


Palavras-chave

Experiências Adversas na Infância
Abusos
Traumas

Resumo

No contexto da crescente compreensão sobre os determinantes de saúde ao longo da vida, as Experiências Adversas na Infância (Adverse Childhood Experiences - ACEs) emergiram como um campo de pesquisa crucial. As ACEs referem-se a uma gama de experiências traumáticas vivenciadas durante a infância, que incluem abuso físico, emocional e sexual, negligência, bem como exposição à violência doméstica e uso de substâncias por parte dos pais ou cuidadores. Esses eventos traumáticos podem ter efeitos profundos e duradouros sobre o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças, resultando em um impacto significativo nas trajetórias de vida futura.

O conceito de ACEs foi desenvolvido por meio de um estudo pioneiro realizado pela Kaiser Permanente e pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) nos Estados Unidos. Esse estudo identificou uma relação direta entre o número de ACEs vivenciados na infância e o aumento do risco de uma série de problemas de saúde e comportamentais ao longo da vida, como doenças cardíacas, diabetes, depressão, ansiedade, comportamento de risco, abuso de substâncias, entre outros.

A pesquisa sobre ACEs ressaltou a importância de reconhecer e abordar os efeitos de traumas na infância, destacando a necessidade de intervenções preventivas e de apoio às crianças e famílias que enfrentam essas situações. A compreensão dos ACEs tem influenciado políticas de saúde pública e práticas clínicas, buscando reduzir a incidência dessas experiências e mitigar os impactos negativos em longo prazo.

foram selecionadas publicações, estudos, pesquisas, periódicos, trabalhos acadêmicos, artigos e livros acerca do tema e de seus aspectos relevantes. No primeiro momento foi realizada a pré-seleção caracterizada pela rápida leitura que excluiu os que não se encaixavam nos critérios de seleção utilizados que foram textos sem fundamentação teórica, jornalísticos e que seguiam para outras áreas de conhecimento, como psicologia e psiquiatria.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-055


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Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Aline dos Santos Moreira de Carvalho, Gaudencio Vilela, Thais Barros de Mesquita, Paulo Roberto Valdo Thomaz, Joab Renan da Silva e Silva, Ivaneide da Silva e Silva, Valeska Rogeria V Trinta, Arquimedes Martins Gois, Josilene Souza Conceição Kaminski

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  • Aline dos Santos Moreira de Carvalho
  • Gaudencio Vilela
  • Thais Barros de Mesquita
  • Paulo Roberto Valdo Thomaz
  • Joab Renan da Silva e Silva
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  • Valeska Rogeria V Trinta
  • Arquimedes Martins Gois
  • Josilene Souza Conceição Kaminski