Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Uma síntese narrativa sobre modelos inter e transdisciplinares para a educação na área da saúde

Barbosa FC;
Tadine RM;
Rezende JDP;
Silva AM;
Barini RT;
Lopes GCD;
Gonçalves EM;
Silva DSF;
Chaves EA;
Shiozawa P

Fernando Campos Barbosa

Rodrigo Martins Tadine

Janaina Drawanz Pereira Rezende

Ana Maria Silva

Reginaldo Tacinare Barini

Gabriel César Dias Lopes

Eneida Mara Gonçalves

Deise Sampaio Felipe da Silva

Erlon Alves Chaves

Pedro Shiozawa


Palavras-chave

Multidisciplinaridade
Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
Definição

Resumo

OBJETIVO:  O capítulo apresenta uma síntese sobre os conceitos relacionados a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em equipes de saúde. Além disso, é objetivo descrever as os múltiplos esforços disciplinares e distingui-los no ensino na área da saúde. MÉTODOS: Nesta revisão bibliográfica narrativa (bases de dados, sites e periódicos especializados) foram selecionados estudos buscando-se como palavras-chave “multidisciplinaridade”, interdisciplinaridade”, transdisciplinaridade” e “definição” para abordagem destes conceitos na área clínica e de ensino na área da saúde. As bases de dados avaliadas foram MEDLINE, GOOGLE ACADÊMICO, PUBMED, SCIENCE DIRECT, SciELO e LILACS. RESULTADOS: Nos estudos selecionados sobre o tema, os conceitos sobre multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade foram apresentados, assim como sua aplicação no ensino da área da saúde. CONCLUSÃO: A transdisciplinaridade é muitas vezes confundida com interdisciplinaridade e com multidisciplinaridade. A distinção entre os termos é necessária para direcionar para os profissionais de saúde na obtenção de resultados clínicos e nos sistemas de ensino para que não limite a troca de conhecimentos requerida. Fica evidenciado que as pesquisas relacionadas a educação em saúde devem explorar instrumentos inter e transdisciplinares para obtenção de resultados com a inovação necessária para o sistema de saúde.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/tecnolocienagrariabiosoci-050


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Fernando Campos Barbosa , Rodrigo Martins Tadine , Janaina Drawanz Pereira Rezende , Ana Maria Silva , Reginaldo Tacinare Barini , Gabriel César Dias Lopes , Eneida Mara Gonçalves , Deise Sampaio Felipe da Silva , Erlon Alves Chaves , Pedro Shiozawa

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Fernando Campos Barbosa
  • Rodrigo Martins Tadine
  • Janaina Drawanz Pereira Rezende
  • Ana Maria Silva
  • Reginaldo Tacinare Barini
  • Gabriel César Dias Lopes
  • Eneida Mara Gonçalves
  • Deise Sampaio Felipe da Silva
  • Erlon Alves Chaves
  • Pedro Shiozawa