Resumo
O material apresentado constitui parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de pós-graduação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Residência em Pediatria. É sabido que uma das funções do pediatra é acompanhar e monitorar o desenvolvimento infantil e rastrear possíveis atrasos ou irregularidades. Objetivou-se investigar os conteúdos curriculares de um Programa de Residência Médica em Pediatria de uma universidade pública do Estado de São Paulo, identificando conteúdos relacionados ao desenvolvimento infantil e ao TEA. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório-descritivo em que se lançou mão da pesquisa documental qualificada. A coleta de dados contou com a busca por radicais, possibilitando a identificação dos conteúdos relacionados à temática em foco, que passaram por uma análise interpretativa. Os achados mostraram que não há conteúdo específico ao TEA. O programa apresenta uma visão abrangente e integral do desenvolvimento infantil considerando seus diferentes aspectos (físico, cognitivo e psicossocial). Entretanto, esses conteúdos são apresentados de forma superficial e vaga. Conclui-se que, assim como de outros programas de especialização e cursos de graduação, o documento é generalista. Há baixa menção de aspectos relativos ao desenvolvimento infantil nas seções de atividades práticas, que são o foco dessa formação. Os achados mostram que os programas de residência médica em pediatria devem indicarem a inserção de conteúdos curriculares sobre o TEA, na garantia de promover uma formação atenta a ocorrência de um dos transtornos mais prevalentes na infância, sabendo orientar a conduta junto ao paciente e à família nas alternativas de tratamento.
DOI:https://doi.org/10.56238/medfocoexplconheci-055