Análise do processo de internacionalização da cachaça com registro de Indicação Geográfica

Autores

  • Valdir Silva da Conceição
  • Dayana Ferraz Silva
  • Marcelo Santana Silva
  • Benjamim de Almeida Mendes
  • Angela Machado Rocha

Palavras-chave:

Mercado-alvo, exportação, indicação geográfica

Resumo

A cachaça é uma bebida genuinamente brasileira, tem identidade própria, é um elemento cultural e um grande símbolo nacional. A internacionalização da bebida requer alguns pressupostos que devem ser atendidos. O presente artigo objetiva descrever os parâmetros necessários e fundamentais para a internacionalização da cachaça, impulsionada pelo seu registro como uma Indicação Geográfica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e estudo de caso com a utilização de dados primários e secundários. A Indicação Geográfica é uma ferramenta muito importante para combater as falsificações e garantir a procedência do produto, valorizar o saber-fazer, preservar a cultura e a tradição, agregar valor, reduzir a informalidade, gerar desenvolvimento econômico e demonstrar qualidade. A participação da cachaça na exportação brasileira está aquém da sua capacidade produtiva, pois a sua produção é direcionada para o mercado interno. Os produtores têm capacidade de ampliar a produção para atender o aumento da demanda externa após o seu registro como uma Indicação Geográfica, sem desabastecer o mercado interno. Conclui-se que a cachaça reúne os pressupostos para se internacionalizar e aumentar a sua participação na balança comercial brasileira.

DOI:https://doi.org/10.56238/tecnolocienagrariabiosoci-030

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

da Conceição, V. S., Silva, D. F., Santana Silva, M., Mendes, B. de A., & Rocha, A. M. (2023). Análise do processo de internacionalização da cachaça com registro de Indicação Geográfica. Seven Editora. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/2137

Seção

Articles