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Biossegurança e segurança do paciente na formação em enfermagem: Conflito e transgressão entre o prescrito e o realizado

Ribeiro G;
Pires DEP;
Medeiros C;
Huhn A;
Zandonadi GC

Gerusa Ribeiro

Denise Elvira Pires de Pires

Caroline de Medeiros

Andrea Huhn

Giseli Cristina Zandonadi


Palavras-chave

Educação em Enfermagem
Exposição a Agentes Biológicos
Segurança do Paciente
Conhecimentos
Atitudes e Prática em Saúde

Resumo

O enfermeiro é o profissional da saúde com atributos para exercer o cuidado humano nos diferentes níveis de complexidade, dos serviços de saúde, possui conhecimento científico e saber técnico para a assistência segura aos usuários, sendo necessário o investimento em educação permanente em saúde para formar novos profissionais, para exercer uma profissão com a complexidade envolvida no fazer da enfermagem, demanda grandes desafios, formação e múltiplos conhecimentos. O objetivo do estudo foi identificar como professores e estudantes desenvolvem os preceitos da biossegurança e segurança do paciente em situações de ensino e aprendizagem, teóricas e práticas, retornando nas entrevistas coletivas de autoconfrontação, a problematização de situações-chave identificadas na observação. Método: pesquisa qualitativa, orientada pela abordagem teórica do processo de trabalho e teórico-metodológico da ergologia. Para a coleta dos dados utilizou-se a triangulação por meio da observação, análise documental e entrevistas de autoconfrontação, identificadas na prática supervisionada dos estudantes e professores do curso técnico e graduação de enfermagem no Brasil. Para organização dos dados foi usado o software Atlas.ti 22 e análise de conteúdo. Resultados: a partir dos relatos das situações identificadas nos locais de prática, foram descritos três casos : exposição ocupacional por tuberculose na unidade básica de saúde; assistência de enfermagem em pediatria; prescrição de medicação em uma unidade básica de saúde. Considerações finais: a ausência do debate de normas favorece a ruptura de fazeres, fatos que podem influenciar de forma negativa, considerando que os profissionais da saúde, possuem papel fundamental, influenciando e sendo coparticipantes da formação dos estudantes.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/ciesaudesv1-032


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Copyright (c) 2023 Gerusa Ribeiro, Denise Elvira Pires de Pires, Caroline de Medeiros, Andrea Huhn, Giseli Cristina Zandonadi

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