Resumo
Frente aos desafios atuais da escola em tornar as aulas significativas e motivadoras aos alunos, recursos como os jogos podem ser aliados para ensinar conteúdos de forma lúdica, oferecendo ao aluno um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Partindo da dificuldade de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental em compreender multiplicação, utilizou-se, como recurso pedagógico, um jogo inspirado no jogo de videogame Pac Man, confeccionado em madeira e com caçapas enumeradas nos labirintos, nas quais os alunos deveriam colocar quantidade de bolinhas relacionadas a essa numeração. Formando, assim, o produto inscrito em cartas enumeradas, ao realizar a tarefa, a carta era conquistada e então pontuada pelo aluno. Foram aplicados testes no início e no fim do processo, além de outras atividades destinadas a subsidiar a aplicação do jogo, realizado em equipes, proporcionando, além da aprendizagem ativa de multiplicação, oportunidades de desenvolver habilidades voltadas ao trabalho colaborativo.
DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-029