Resumen
Este ensaio teórico procura contribuir na área de conhecimento da educação centrado na inovação incremental sobre as representações pedagógicas. As representações pedagógicas foram delimitadas a partir do campo teórico da TRS (Teoria das Representações Sociais). O objetivo primário deste ensaio teórico foi apresentar e refletir a TRS, a partir dos seus fundamentos, bem como por meio dos seus conceitos. Como objetivo secundário foi apresentar um relato de experiência, a partir de uma pesquisa-intervenção, de como a TRS poderia explicar o fenômeno investigado (Processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relativos a área da saúde (foco no sedentarismo)). A esolha pelo ensaio teórico foi devido as suas caracteristicas, ou seja, ele é um gênero textual que tem como objetivo discutir determinado tema. Consiste na exposição das ideias e pontos de vista do autor sobre a temática, porém com base em pesquisa referencial – ou seja, o que outras pessoas também dizem sobre aquilo – e conclusão. O ensaio estuda o objeto na sua condição dialética. Considerando os pressuposto da TRS foi possível propor um modelo para compreender e explicar fenômenos no campo educacional. O mesmo foi nomeado por Modelo de Ecossistemas das Representações[1] . Assim, concluímos que este modelo poderá corroborar em pesquisas futuras no campo da educação, formal e não-formal, uma vez que poderá ser signficativo no avanço do conhecimento na área educacional.
[1] O termo utilizado neste modelo se sustenta a partir do paradigma denominado como Ecologia Profunda, descrito no livro “A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos” (CAPRA, 2006). Capra descreve que este paradigma “[...] não separa seres humanos – ou qualquer outra coisa – do meio ambiente natural. O mundo não é uma coleção de objetos isolados, mas como uma rede de fenômenos que estão fundamentalmente interconectados e são interdependentes (p. 25)”.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-110