Resumen
O presente artigo teve como objetivo na sua estrutura, analisar a formação profissional do Administrador, em município do nordeste brasileiro, considerando e identificando ações comuns ou diferenciadas das IES – Instituição do Ensino Superior. Neste capítulo, analisamos à formação e práticas docentes consideradas relevantes, que influenciam na formação do administrador. Para tanto, entrevistamos todos os coordenadores de curso de Administração, na modalidade presencial, em Instituições de Ensino Superior(IES), públicas e privadas. Tendo como propósito desvelar qual a formação, práticas e saberes necessários para os docentes de Administração, que as IES consideram importantes. Identificamos as ações foram adotadas para proporcionar adequação necessária na implantação das Diretrizes Curriculares Nacional do curso de Administração. Considerando as iniciativas adotadas para Formação do Professor de Administração: formação, práticas e saberes docentes e os incentivos à formação do professor evidenciados pelas IES pesquisadas. As práticas supervisivas adotadas pelas IES também fazem parte do corpo deste trabalho, constando de subcategoria encontrada nos discursos dos sujeitos pesquisados, e utilizados nas avaliações institucionais como fundamentais para a gestão universitária. Foi realizado um estudo qualitativo, com coleta de dados por meio de entrevistas e Análise de Conteúdo (Bardin,2009) como técnica de análise. Servimo-nos da literatura nos fundamentando e apoiando em autores como Pimenta e Anastasiou (2005, 2011), Franco (2008), Cunha (2009), Lessard e Tardif (2009), Libâneo (2011), Tardif (2011), Masetto (2012), Teodoro (2008) entre outros, que são pilares teóricos fundamentais nessa investigação e que convergem para o ponto central da formação do professor no ensino superior voltado para necessidade de se refletir criticamente sobre a importância da prática pedagógica, considerando a coerência necessária entre teoria e prática e o contexto social, das políticas, estrutura e organização das IES como o lugar de intermediação entre professor e aluno.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-109