Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS FORMADORES ESTADUAIS DE RONDÔNIA NO CONTEXTO PANDÊMICO

Verônica Gesser

Silvânia Gregório Carlos


Resumen

Este estudo investiga as estratégias de autorregulação da aprendizagem adotadas pelos formadores estaduais de Rondônia durante o contexto da pandemia de COVID-19, entre março e dezembro de 2020. A pandemia impôs desafios significativos para o ensino, obrigando uma adaptação rápida ao ensino remoto. Utilizando a teoria social cognitiva de Bandura e os modelos de Zimmerman e Pintrich, a pesquisa busca compreender como os formadores gerenciaram seus processos de aprendizagem e adaptação ao novo cenário. A metodologia adotada foi qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas e análise documental dos materiais pedagógicos utilizados pelos formadores. Os resultados apontam que, para enfrentar as dificuldades impostas pela pandemia, os formadores adotaram estratégias cognitivas, metacognitivas e emocionais, como o uso de plataformas digitais, o planejamento rigoroso das atividades e a autorreflexão sobre suas práticas. A pesquisa também revela a importância da autorregulação não apenas para o sucesso do ensino remoto, mas também para a resiliência dos educadores diante de uma crise global. Este estudo contribui para a compreensão de como a autorregulação pode ser aplicada em contextos adversos, promovendo uma formação contínua mais eficaz e adaptável.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-037 


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2025 Verônica Gesser, Silvânia Gregório Carlos

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Verônica Gesser
  • Silvânia Gregório Carlos