Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM CAMINHO PARA SUPERAR ANSIEDADES E FORTALECER COMPETÊNCIAS

Jefferson Fellipe Jahnke


Resumen

A inteligência emocional (IE) desempenha um papel fundamental no ensino e na aprendizagem dos conceitos matemáticos na educação básica, influenciando diretamente o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre as emoções e o aprendizado da matemática, destacando a importância do desenvolvimento da inteligência emocional para a superação de desafios, a construção da autoconfiança e a melhora do desempenho acadêmico. A metodologia adotada consiste em uma revisão de literatura focada na interseção entre emoções e processos de aprendizagem matemática. O estudo investiga como fatores emocionais, como a resiliência, a motivação, a autoconfiança e a regulação emocional, impactam a assimilação dos conceitos matemáticos e a resolução de problemas. Além disso, explora o papel dos educadores na criação de um ambiente acolhedor e emocionalmente seguro, que favoreça a aprendizagem e minimize a ansiedade matemática. Também são analisadas estratégias pedagógicas e políticas educacionais que promovem o desenvolvimento da inteligência emocional no ensino da matemática, contribuindo para um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz, inclusivo e enriquecedor. Em última instância, o estudo propõe práticas que podem ser adotadas pelas instituições de ensino para integrar a IE no ensino da matemática, potencializando tanto o desempenho acadêmico quanto o desenvolvimento integral dos estudantes.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.039-034 


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Jefferson Fellipe Jahnke

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Jefferson Fellipe Jahnke