Resumen
Acontecimentos ambientais extremos e imprevisíveis têm despertado a atenção de professores que abordam questões ambientais, seja de forma específica em suas disciplinas, seja por meio de atividades interdisciplinares. Nos últimos anos, o Amazonas, por exemplo, tem enfrentado vazantes extraordinárias dos rios, fenômenos que impactam diretamente a navegabilidade, essencial para o deslocamento de pessoas e mercadorias, alterando não apenas a logística, mas diversas outras dinâmicas socioespaciais na região. Esses eventos, amplamente associados às mudanças climáticas, desafiam a previsibilidade em um contexto antes considerado estável, evidenciando a urgência de atualizar conteúdos disciplinares com dados recentes, muitas vezes ausentes dos livros didáticos em vigor no período de validade do Plano Nacional do Livro e Material Didático. No contexto do Ensino Presencial Mediado por Tecnologia, oferecido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas, a modalidade de ensino adotada em sua área de abrangência depende de materiais elaborados pelos professores a partir dos seus planos de aulas. Diante dessa dinâmica, surge a indagação: qual é o papel desses docentes frente à instabilidade ambiental enfrentada pela região - e pelo mundo - no que se refere à atualização dos conteúdos que ministram? Com base em objetivos específicos, procedeu-se à pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, com elementos descritivos e interpretativos, que incluiu análise documental e pesquisa-ação, orientando a investigação na busca por resposta à questão central.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.041-036