Resumo
O artigo discute as trajetórias universitárias dos primeiros egressos da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). A instituição, criada em 2005 como Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no contexto do REUNI, teve papel importante na democratização do ensino superior, oferecendo acesso a uma educação pública de qualidade no interior do estado de PE. Com o objetivo de compreender as experiências desses estudantes, o estudo analisa elementos como cotidiano acadêmico, professores, aulas, projetos, desafios e contribuições da universidade para a formação profissional e cidadã. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e a metodologia da História Oral, adotando um estudo de caso para investigar as trajetórias dos primeiros egressos da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Com foco em compreender experiências vividas, foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas com perguntas abertas, analisadas com base na metodologia de análise de conteúdo, que permitiu categorizar e organizar os elementos significativos (Bardin, 2011). Os depoimentos dos entrevistados destacaram momentos de superação e enfrentamento de dificuldades. Relataram que a instituição, por meio de sua organização, docentes, funcionários, programas institucionais e políticas, desempenhou um papel essencial no estímulo à formação, permanência e conclusão dos cursos, evidenciando a relevância desses elementos no ambiente universitário. A pesquisa demonstrou como o acesso à educação superior foi um marco significativo na vida dos entrevistados, especialmente para aqueles oriundos de camadas populares. Os relatos mostraram que fatores como relacionamentos sociais, participação em atividades acadêmicas e o apoio dos docentes foram essenciais para a trajetória e a conclusão dos cursos. A pesquisa reforça a educação como uma ferramenta crucial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-004