ENSINO COLABORATIVO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO PARA O ESTUDANTE COM TEA
Palavras-chave:
Educação Especial, Educação Inclusiva, Ensino Colaborativo, Transtorno do Espectro AutistaResumo
Este estudo tem como objetivo investigar os processos inclusivos na Rede Municipal de Ensino de uma escola no interior do estado de São Paulo, com foco nos alunos com TEA, acompanhados pelo professor especialista em sala regular. Além disso, buscou-se verificar, a partir de análise documental, evidências do trabalho colaborativo nos Planos de Atendimento Individualizado do aluno e nas Diretrizes da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do município. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva e documental, sendo desenvolvida em uma escola municipal de Ensino Fundamental, nos anos iniciais, de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada em documentos como: os planos de ensino individualizados para a identificação, produção e avaliação de estratégias e recursos mediante o trabalho colaborativo, comparando-se com a análise das Diretrizes da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do município. Diante dos dados, foi possível perceber a existência do trabalho colaborativo entre os professores no atendimento aos estudantes da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, visto que o documento demonstrou, em linhas gerais, os conteúdos previstos para o semestre, orientando qual conteúdo deveria acessar no material didático, a organização temporal, dando a previsibilidade para as disciplinas previstas no currículo do ensino regular, bem como a participação na elaboração dos planos e processos de avaliação do estudante com TEA.
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