A GAMIFICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS E NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores/as

  • Michele Bitencourt Marques
  • Paula de Castro Nunes

Palabras clave:

Educação, Inclusão, Transtorno do Espectro Autista, Gamificação, Tecnologia

Resumen

O quadro clínico de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits de interação social e comunicação, bem como por interesses e atividades repetitivas evidências crescentes de que a identificação e tratamento precoces, bem como outras intervenções podem diminuir as manifestações, melhorando os resultados funcionais do TEA. A tecnologia é um componente essencial na educação de alunos com necessidades especiais, pois permite que eles tenham acesso a tarefas que, de outra forma, estariam fora de seu alcance. O objetivo geral foi investigar a contribuição da gamificação no desenvolvimento das habilidades cognitivas e na aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os resultados mais relevantes indicam que, a interação com atividades digitalizadas permitiu que conceitos, como os de matemática, fossem elaborados de forma mais acessível e atraente para os alunos, superando as barreiras encontradas em ambientes não digitais. A adoção de gamificação como método de ensino contribuiu significativamente para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, evidenciando o potencial dessas tecnologias para promover uma aprendizagem mais inclusiva e personalizada. Apesar das limitações, os resultados obtidos reforçam a viabilidade da utilização de tecnologias digitais no ensino de alunos com TEA, alinhando-se à necessidade de inovações pedagógicas que atendam às especificidades desse público. Destarte, ao adotar tecnologias como ferramentas de ensino, a educação de alunos com TEA pode se tornar mais dinâmica, acessível e eficaz.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-160

Publicado

2025-01-14

Cómo citar

Marques, M. B., & Nunes, P. de C. (2025). A GAMIFICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS E NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Seven Editora. Recuperado a partir de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6398