METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM EM REUMATOLOGIA: UM TUTORIAL PARA REVISÕES INTEGRATIVAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA

Autores/as

  • Lucimar Maria Fossatti de Carvalho
  • Cezar Augusto Caleffi Paiva

Palabras clave:

Revisão integrativa, Educação médica, Metodologias de aprendizagem, Reumatologia

Resumen

Objetivo: Este tutorial tem como objetivo orientar pesquisadores na condução de estudos qualitativos e revisões integrativas para interpretar grandes volumes de dados textuais, mostrando a importância de estabelecer uma questão de pesquisa clara que norteie todas as etapas subsequentes. Método: A pesquisa para a seleção dos artigos deverá ser realizada de forma sistemática, com critérios de inclusão e exclusão bem definidos, utilizando diretrizes para ajudar na elaboração, planejamento e reporte de revisões sistemáticas e meta-análises, como a “preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses” (PRISMA) para proporcionar transparência e rigor metodológico na seleção e organização dos estudos incluídos. A análise de conteúdo poderá ser realizada com uso de ferramentas como o software IRaMuTeQ, que organiza os dados textuais, identifica padrões e temas recorrentes, utiliza métodos diversificados, como análise de similitude e nuvens de palavras, para enriquecer a interpretação. Resultados: Os resultados da revisão integrativa podem ser organizados no formato de quadros para sintetizar as informações encontradas, como autor, ano, país, objetivo, metodologia e principais resultados encontrados, de forma estruturada. Discussão: A etapa da discussão envolve a interpretação dos resultados e a comparação com outros estudos, incluindo as limitações do estudo e sugerindo temas futuros de pesquisa. Conclusões: Na conclusão devem ser destacadas as contribuições mais relevantes da revisão integrativa para o campo de estudo, relacionando-as à questão de pesquisa, inicialmente proposta. Além disso, deve-se descrever as principais implicações práticas ou teóricas dos resultados, reforçando sua importância.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-131

Publicado

2025-01-03

Cómo citar

de Carvalho, L. M. F., & Paiva, C. A. C. (2025). METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM EM REUMATOLOGIA: UM TUTORIAL PARA REVISÕES INTEGRATIVAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA. Seven Editora, 2051–2074. Recuperado a partir de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6331