Resumen
Este trabalho analisa o processo de mediação pedagógica, durante o estado de emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, no componente curricular Circuitos Elétricos do curso de graduação em Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Neste cenário pandêmico, extremamente desafiador, o processo de ensino e aprendizagem foi desenvolvido através de atividades síncronas e assíncronas, contemplando novas abordagens didático-pedagógicas. Para o processo de mediação foram utilizados os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e foi intensificado o uso de Simuladores de Circuitos Elétricos e Eletrônicos (EDA) que se constituíram a base dos recursos tecnológicos aplicados. O estudo foi realizado durante dois semestres curriculares consecutivos contemplando três turmas, com dez alunos cada. Ao final dos semestres foi realizada uma pesquisa quantitativa para coletar a percepção dos alunos sobre as metodologias e práticas pedagógicas utilizadas, através do próprio olhar sobre seu aprendizado. Dividido em três seções, o questionário abordou aspectos relacionados aos ambientes virtuais, aos conteúdos e sobre o uso de simuladores computacionais. Na experiência vivenciada pelos professores com a inserção de novas abordagens e práticas pedagógicas diferenciadas para implementar o ensino remoto de Circuitos Elétricos constatou-se um maior engajamento dos alunos, uma vez que foram disponibilizadas formas alternativas de construção do conhecimento onde as dificuldades, que normalmente ocorrem, foram transformadas em oportunidades de refletir e aprender com os desafios impostos e assim consolidar o protagonismo necessário para o processo de aprendizagem.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-089