Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Práticas pedagógicas remotas na disciplina de circuitos elétricos do curso de engenharia de computação da UEFS

Carvalho DB;
Prado MLM;
Paz MA

Delmar Broglio Carvalho

Márcia Lissandra Machado Prado

Marcos de Araujo Paz


Keywords

Circuitos Elétricos
Tecnologias Digitais
Práticas Pedagógicas
Educação
Covid-19

Abstract

Este trabalho analisa o processo de mediação pedagógica, durante o estado de emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, no componente curricular Circuitos Elétricos do curso de graduação em Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Neste cenário pandêmico, extremamente desafiador, o processo de ensino e aprendizagem foi desenvolvido através de atividades síncronas e assíncronas, contemplando novas abordagens didático-pedagógicas. Para o processo de mediação foram utilizados os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e foi intensificado o uso de Simuladores de Circuitos Elétricos e Eletrônicos (EDA) que se constituíram a base dos recursos tecnológicos aplicados. O estudo foi realizado durante dois semestres curriculares consecutivos contemplando três turmas, com dez alunos cada. Ao final dos semestres foi realizada uma pesquisa quantitativa para coletar a percepção dos alunos sobre as metodologias e práticas pedagógicas utilizadas, através do próprio olhar sobre seu aprendizado. Dividido em três seções, o questionário abordou aspectos relacionados aos ambientes virtuais, aos conteúdos e sobre o uso de simuladores computacionais. Na experiência vivenciada pelos professores com a inserção de novas abordagens e práticas pedagógicas diferenciadas para implementar o ensino remoto de Circuitos Elétricos constatou-se um maior engajamento dos alunos, uma vez que foram disponibilizadas formas alternativas de construção do conhecimento onde as dificuldades, que normalmente ocorrem, foram transformadas em oportunidades de refletir e aprender com os desafios impostos e assim consolidar o protagonismo necessário para o processo de aprendizagem.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-089


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Delmar Broglio Carvalho, Márcia Lissandra Machado Prado, Marcos de Araujo Paz

Author(s)

  • Delmar Broglio Carvalho
  • Márcia Lissandra Machado Prado
  • Marcos de Araujo Paz