PRECONCEITO E BULLYING NO ENSINO SUPERIOR: A IDADE COMO VARIÁVEL DE ANÁLISE
Palavras-chave:
School Violence, Prejudice, Bullying, Higher education, AgeResumo
Esta pesquisa objetivou verificar possíveis relações entre idade e características de personalidade, como o sadomasoquismo, a fragilidade do Eu e o narcisismo, e entre a idade e o tipo de violência manifestada por alunos do ensino superior, ao longo de sua vida escolar. À amostra, composta por 172 acadêmicos de 12 cursos de graduação de instituições públicas e privadas sediadas no noroeste do Paraná, foram aplicados os seguintes instrumentos de pesquisa: uma divisão da Escala de Fascismo em: Escala F de sadomasoquismo e Escala F de Fragilidade do Eu; Escala de características narcisistas; Escala de manifestação de preconceito, dividida nos seguintes alvos: etnias, pessoas com deficiência, LGBTQIA+; Escala de Preconceito Moral; Escala de Bullying e Escala Alvo do Bullying. Os resultados indicam que o aumento da idade se relaciona positivamente com o comportamento fascista, com o preconceito contra pessoas com deficiência, contra grupos minorizados e contra pessoas LGBTQIA+.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-061
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Copyright (c) 2024 Eduardo Borba Gilioli, Maria Terezinha Bellanda Galuch, Eduardo Oliveira Sanches, Haira Lima Ribas, Analice Czyżewski

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