PRECONCEITO E BULLYING NO ENSINO SUPERIOR: A IDADE COMO VARIÁVEL DE ANÁLISE

Autores

  • Maria Terezinha Bellanda Galuch
  • Eduardo Borba Gilioli
  • Eduardo Oliveira Sanches
  • Haira Lima Ribas
  • Analice Czyżewski

Palavras-chave:

School Violence, Prejudice, Bullying, Higher education, Age

Resumo

Esta pesquisa objetivou verificar possíveis relações entre idade e características de personalidade, como o sadomasoquismo, a fragilidade do Eu e o narcisismo, e entre a idade e o tipo de violência manifestada por alunos do ensino superior, ao longo de sua vida escolar. À amostra, composta por 172 acadêmicos de 12 cursos de graduação de instituições públicas e privadas sediadas no noroeste do Paraná, foram aplicados os seguintes instrumentos de pesquisa: uma divisão da Escala de Fascismo em: Escala F de sadomasoquismo e Escala F de Fragilidade do Eu; Escala de características narcisistas; Escala de manifestação de preconceito, dividida nos seguintes alvos: etnias, pessoas com deficiência, LGBTQIA+; Escala de Preconceito Moral; Escala de Bullying e Escala Alvo do Bullying. Os resultados indicam que o aumento da idade se relaciona positivamente com o comportamento fascista, com o preconceito contra pessoas com deficiência, contra grupos minorizados e contra pessoas LGBTQIA+.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-061

 

Publicado

2024-12-10

Como Citar

PRECONCEITO E BULLYING NO ENSINO SUPERIOR: A IDADE COMO VARIÁVEL DE ANÁLISE. (2024). Seven Editora, 959-978. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6213