PRECONCEITO E BULLYING NO ENSINO SUPERIOR: A IDADE COMO VARIÁVEL DE ANÁLISE
Palabras clave:
School Violence, Prejudice, Bullying, Higher education, AgeResumen
Esta pesquisa objetivou verificar possíveis relações entre idade e características de personalidade, como o sadomasoquismo, a fragilidade do Eu e o narcisismo, e entre a idade e o tipo de violência manifestada por alunos do ensino superior, ao longo de sua vida escolar. À amostra, composta por 172 acadêmicos de 12 cursos de graduação de instituições públicas e privadas sediadas no noroeste do Paraná, foram aplicados os seguintes instrumentos de pesquisa: uma divisão da Escala de Fascismo em: Escala F de sadomasoquismo e Escala F de Fragilidade do Eu; Escala de características narcisistas; Escala de manifestação de preconceito, dividida nos seguintes alvos: etnias, pessoas com deficiência, LGBTQIA+; Escala de Preconceito Moral; Escala de Bullying e Escala Alvo do Bullying. Os resultados indicam que o aumento da idade se relaciona positivamente com o comportamento fascista, com o preconceito contra pessoas com deficiência, contra grupos minorizados e contra pessoas LGBTQIA+.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-061
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Eduardo Borba Gilioli, Maria Terezinha Bellanda Galuch, Eduardo Oliveira Sanches, Haira Lima Ribas, Analice Czyżewski

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.