Resumen
A transição para a vida universitária em cursos desafiadores, como Medicina, é um período que traz altos níveis de estresse e uma crescente prevalência de transtornos mentais, incluindo ansiedade e depressão. Esses fatores afetam di- retamente o bem-estar dos estudantes e, consequentemente, sua capacidade de cuidar de pacientes. Um estudo realizado com alunos do primeiro ano de Me- dicina revelou que uma parcela significativa enfrenta estresse moderado a alto, com 53,6% apresentando sinais de ansiedade e 22,7% indicando depressão. A pesquisa destaca a relação entre estresse, ansiedade e depressão, mostrando que uma qualidade de vida inferior está associada a níveis elevados de estresse. Esses dados ressaltam a importância de implementar estratégias de suporte à saúde mental nas instituições de ensino. Integrar programas e intervenções que ajudem os alunos a gerenciar suas demandas emocionais é essencial, pois isso não apenas melhora o bem-estar dos estudantes, mas também aprimora a qua- lidade do atendimento que poderão oferecer no futuro. Portanto, é fundamental que as universidades priorizem a saúde mental como parte integrante da forma- ção médica.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-086