Resumen
O presente artigo investiga a função do hidrogênio verde (H₂V) na descarbonização dos portos brasileiros, com ênfase em iniciativas como os projetos implementados nos portos de Pecém e Suape. O hidrogênio verde é destacado como uma alternativa de combustível, produzido através da eletrólise da água utilizando energia renovável, alinhando-se às metas climáticas estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (IMO). A pesquisa analisa os benefícios associados a essa transição, incluindo a redução das emissões de gases poluentes, a criação de empregos e o fortalecimento da competitividade do setor, além de abordar os desafios relacionados aos custos de produção e à infraestrutura necessária. O estudo também apresenta exemplos internacionais, como os portos de Rotterdam e Yokohama, que já incorporam tecnologias sustentáveis em suas operações. Conclui-se que o hidrogênio verde representa uma solução viável para a transição energética no Brasil, com potencial para posicionar o país como um líder no mercado global de energias limpas.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.032-012