Resumo
Introdução- A atenção à saúde da mulher é ampla e tem exigido dos gestores e sociedade investimentos e ações para a implementação de cuidados eficientes. A partir da criação do Sistema Único de Saúde e da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher, na década de 80, diversos avanços foram implementados com o objetivo de melhorar e qualificar a promoção da saúde da mulher. Objetivo- Relatar as experiências de desenvolvimento das atividades nas disciplinas Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher I e II, ressaltando as estratégias de ensino, e reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem. Método- Estudo qualitativo do tipo relato de experiência, que descreve as vivências de discentes de enfermagem, no desenvolvimento de atividades das disciplinas de Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher I e II, da Universidade Federal da Paraíba, do quinto e sexto período do Curso de Graduação em Enfermagem, no período de dezembro de 2023 a novembro de 2024. Resultados e Discussão- As disciplinas de Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher I e II utilizaram diversas estratégias de ensino aprendizagem como: acolhimento, jornal comentado, simulações realísticas, visitas técnicas, organização de eventos, uso de filme e criação de podcast, gamificação, resumos expandidos, práticas supervisionadas em unidades de saúde. As disciplinas proporcionaram um espaço de crescimento e reflexões profundas sobre as demandas da enfermagem na saúde da mulher, proporcionando formação de qualidade. Conclusões- As disciplinas contribuíram com uma experiência enriquecedora para os estudantes de enfermagem, preparando-os para enfrentar desafios específicos da prática profissional na atenção à saúde da mulher. A combinação de teoria e prática vivenciadas com uma abordagem lúdica e dinâmica demonstrou ser eficaz para a formação de profissionais mais conscientes, críticos e capacitados para lidar com as necessidades da população feminina.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-006