Resumen
Introdução: Altos níveis de estresse em estudantes universitários estão associados a sofrimento psicológico e podem afetar o seu desempenho acadêmico. Modalidades de exercícios mente-corpo como yoga aparentemente produzem efeitos no manejo dos sintomas do estresse e consequentemente, sofrimento psicológico. Objetivo: Este estudo objetiva apresentar produções científicas sobre os efeitos e a implementação de programas de prática de yoga no manejo do estresse psicológico em estudantes universitários. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa nas bases eletrônicas PEDro, LILACS, Web of Science e Pubmed. Foram selecionados 10 estudo experimentais para discussão. Resultados/Discussão: Evidenciou-se que praticar yoga apresenta bom custo-benefício no manejo do estresse estudantil. A modalidade mais pesquisada é a Hatha Yoga e apesar de significativa, o tamanho do efeito das intervenções para estresse variou de moderado a pequeno. Ainda existem algumas lacunas sobre a intensidade e proporção de movimentos e meditação que potencialmente apresentaria melhores resultados, sendo necessário mais pesquisas sobre o tema. Considerações Finais: Implementar yoga no currículo acadêmico pode ser uma estratégia favorável de enfrentamento ao estresse associado a educação de nível superior.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.030-012