Resumen
O compliance vem se firmando cada vez mais com um instituto que leva à sustentabilidade da empresa preocupada com seu futuro. Fixar regras, se preocupar com a adequação às normas do ordenamento jurídico e se antecipar a possíveis danos à imagem e a custos desnecessários, promovendo bem-estar aos seus trabalhadores, pode ser uma forma de se manter estável no mercado de trabalho. O presente artigo estuda a comunicação como forma de compliance para evitar práticas de assédio e a contratação de seguro privado para evitar que o assédio se instale e destrua o meio ambiente de trabalho, e por consequência, cause danos irreparáveis à empresa. Mesmo repudiando prática de assédio, ele pode ocorrer e a simples contratação do seguro poderá levar à segurança do ambiente de trabalho, que deverá sempre ser saudável ao trabalhador. Conclui-se que a contratação desse tipo de seguro ainda não usual no Brasil, poderia acarretar menos ações judiciais para requerer indenizações em decorrência de assédio, assediadores mais denunciados, evitando novas vítimas e o lucro sustentável.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-032