Resumen
A literatura infantil representa um caminho que conduz as crianças ao universo da leitura de maneira lúdica e envolvente, pois, por meio de seu caráter mágico, captura a atenção dos pequenos leitores. Por isso, o presente estudo analisa as contribuições da literatura infantil em turmas da Educação Infantil de uma escola pública em Parnaíba-PI. No referencial teórico, a pesquisa foi fundamentada em autores como Abramovich (1995), Cademartori (2010), Góes (2010), Frantz (2011), entre outros. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, baseada nos estudos de André e Lüdke (1986) e Bogdan e Biklen (1994). Mediante os dados coletados, o estudo evidencia que a literatura infantil na Educação Infantil não é apenas uma atividade recreativa, mas uma prática pedagógica rica que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança. As estratégias utilizadas pelas professoras, aliadas à valorização da literatura infantil, promovem não apenas o incentivo à alfabetização e ao letramento, mas também a formação de indivíduos críticos, criativos e sensíveis às questões sociais.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.029-032