Resumen
A violência nas escolas emergiu como uma questão de grande relevância nacional após a ocorrência de incidentes trágicos envolvendo crianças em diferentes estados do Brasil. Estes eventos impactantes levantaram sérias preocupações sobre a segurança dentro das instituições de ensino e sublinharam a urgência de abordar a questão da violência escolar em todo o país. O artigo se propõe a analisar a violência nas escolas do ensino médio, através das respostas dos diretores das escolas. A base de dados tem como referência os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) nos anos de 2019 e 2021, no contexto dos estados brasileiros. Os dados apresentam uma diminuição dos tipos de violência apontados entre 2019 e 2021, a exceção do tipo Roubo. Para o ano de 2021, onde foram introduzidos novos tipos de violência, principalmente de aspecto psicológico, os dados se revelam preocupantes no que diz respeito ao Bullying, ao Vandalismo e a completa não percepção do Assédio
Sexual. Ao compreender melhor as dinâmicas da violência escolar, será possível elaborar abordagens para o aumento do capital social, promovendo assim um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, e, consequentemente, aumento do capital humano.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.029-022