ANÁLISE DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO BRASIL
Palabras clave:
School violence, Safety, SAEB, EducationResumen
A violência nas escolas emergiu como uma questão de grande relevância nacional após a ocorrência de incidentes trágicos envolvendo crianças em diferentes estados do Brasil. Estes eventos impactantes levantaram sérias preocupações sobre a segurança dentro das instituições de ensino e sublinharam a urgência de abordar a questão da violência escolar em todo o país. O artigo se propõe a analisar a violência nas escolas do ensino médio, através das respostas dos diretores das escolas. A base de dados tem como referência os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) nos anos de 2019 e 2021, no contexto dos estados brasileiros. Os dados apresentam uma diminuição dos tipos de violência apontados entre 2019 e 2021, a exceção do tipo Roubo. Para o ano de 2021, onde foram introduzidos novos tipos de violência, principalmente de aspecto psicológico, os dados se revelam preocupantes no que diz respeito ao Bullying, ao Vandalismo e a completa não percepção do Assédio
Sexual. Ao compreender melhor as dinâmicas da violência escolar, será possível elaborar abordagens para o aumento do capital social, promovendo assim um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, e, consequentemente, aumento do capital humano.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Paula Amazonas Soares, João Ricardo Gomes Porciúncula Barbosa, Eliane A. Pereira de Abreu, Arthur Senna

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.