Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

OS DESAFIOS E CONSEQUÊNCIAS DA (IN)VISIBILIDADE DO/A PROFESSOR/A HOMOSSEXUAL NO CONTEXTO ACADÊMICO

da Costa EC;
Osti A

Elvio Carlos da Costa

Andréia Osti


Resumen

No atual contexto da educação, a (in)visibilidade do/a professor/a homossexual continua a ser uma questão complexa e muitas vezes negligenciada. Este estudo apresenta como objetivo geral levantar as representações de professores/as da Educação Profissional de uma instituição renomada do Estado de São Paulo sobre a homossexualidade de professores/as dentro do ambiente acadêmico. O delineamento dessa pesquisa se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, composto por 03 perguntas abertas, aplicado através do formulário Microsoft Forms aos professores/as, estruturado em consonância com o referencial teórico e os objetivos traçados para essa investigação. Para tanto, participaram desta pesquisa 80 profissionais atuantes na educação profissional, sendo assim descritos: 80 professores/as (denominados de P01 a P80) em diferentes posições  hierárquicas de 15 Escolas Técnicas Estaduais contemplando dois Núcleos Regionais do Estado de São Paulo. O primeiro questionamento realizado aos participantes foi se é ou não possível identificar um/a professor/a homossexual que não é autodeclarado. Para 36 (45%) dos participantes, é possível identificar uma pessoa homossexual, 23 (29%) afirmam que não,  20 (25%) apontam que talvez consigam identificar, e apenas 1 (1%) diz não saber responder. O segundo questionamento se refere as representações dos participantes acerca dos/as professores/as homossexuais autodeclarados/as no ambiente escolar, neste sentido, 58 participantes defendem que os/as professores/as homossexuais autodeclarados/as são iguais aos/as professores/as heterossexuais em todos os sentidos, inclusive merecem respeito como qualquer ser  humano. A competência profissional do/a professor/a é considerada o fator mais importante para nove pessoas. Quando questionados sobre o fato de um/a professor/a ser homossexual assumido/a pode vir a causar algum tipo de desconforto, constatamos que a maioria 67  (84%), diz não causar nenhum desconforto, 5 (6%) afirmam que sim, e 8 (10%) relatam que  talvez. Em suma, os principais desafios e consequências da (in)visibilidade do/a professor/a homossexual no contexto acadêmico incluem a discriminação e preconceito velados ou explícitos por parte de colegas, alunos/as e até a gestão acadêmica, o que pode afetar seu bem-estar emocional e profissional.  Além do mais, a invisibilidade pode limitar as oportunidades de progressão na carreira para professores/as homossexuais, como acesso a cargos de liderança, financiamento para pesquisa e reconhecimento acadêmico.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.027-009


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Elvio Carlos da Costa , Andréia Osti

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Elvio Carlos da Costa
  • Andréia Osti