Resumen
Este trabalho tem como objetivo avaliar a competitividade das exportações brasileiras de frutas para o mercado europeu, através do modelo Constant Market Share e da Vantagem Comparativa Revelada, no período de 1990 a 2009 e de 2000 a 2009, para os dois modelos, respectivamente, usando as seguintes culturas: manga, uva, mamão e o melão. O resultado obtido através do modelo aplicado mostrou que no primeiro e segundo períodos o Brasil mostrou-se competitivo nas exportações da uva, melão e manga para o mercado europeu e que essa competitividade se deve em função da qualidade; quanto ao mamão, verificou-se que, em detrimento do mercado de destino, exportou-se no primeiro e segundo períodos indistintamente. O país apresenta uma Vantagem Comparativa em todas as frutas que compõem a cesta analisada, porém, mesmo com esta vantagem na produção e geração de excedente, existem outros fatores determinantes nas exportações brasileiras de frutas. Apesar de as empresas nacionais desse ramo terem demostrado um bom desempenho, as exportações brasileiras são afetadas pela competitividade sistêmica que agrega os custos de energia, transporte interno, taxa do câmbio e precariedades das infraestruturas, o que abrange estradas, portos e aeroportos.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.023-030