Resumen
Este artigo tem por objetivo compreender e analisar a importância da leitura a partir da perspectiva de alunos do 4º ano da Escola Municipal Filomena Lisboa, localizada no município de Fonte Boa no estado do Amazonas. A temática levanta ainda os fatores que dificultam o processo de leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foi utilizado o método descritivo, de forma a localizar alguns indícios para colaborar com o diálogo do processo de ensino da leitura. Os resultados indicaram que a falta de estrutura apropriada na escola e a falta de incentivos dos pais e responsáveis dos alunos são os maiores fatores impeditivos. Apesar da pouca idade dos estudantes envolvidos, todos já percebem a importância da leitura para o sucesso no processo de aprendizagem e na formação de leitores competentes. Com isso sugerimos que os professores atentem para as características individuais dos seus alunos, para buscar ampliar, junto a eles, a compreensão da importância da leitura e da escrita, no caminho da formação de leitores ávidos e cidadãos participativos na sociedade.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.024-007