Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

Simulação como estratégia de ensino na graduação em enfermagem

Dutra MP;
Santos AP;
Pereira GL;
de Andrade AB

Marilza Pereira Dutra

Adriane Porto Santos

Gicélia Lombardo Pereira

Ana Beatriz de Andrade


Resumen

Na área da Saúde a simulação complementa o ensino tradicional, particularmente para as atividades que envolvem situações de riscos, que associa os conhecimentos teóricos à prática. A simulação realística tem por estratégia permitir ao educando experimentar a representação de um evento similar a uma situação real com o propósito de praticar, entender e avaliar o seu desempenho. Objetivo: Analisar a relevância da simulação realística na fixação do conhecimento e aprendizado, na graduação de enfermagem conforme encontrado nas referências bibliográficas. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo de analisar as publicações encontradas nas bases de dados de relevância para o estudo.Os artigos  foram encontrados nas seguintes  bases de dados: CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature), Scielo (Scientific Electronic Library Online), BVS ( Biblioteca Virtual em Saúde) e EMBASE (Excerpta Medica dataBASE) . Resultado:A base de dados foi composta por 17 (dezessete) na primeira análise. Após uma primeira leitura integral agrupou-se os artigos conforme os objetivos, metodologia, CASP e Nível de Evidência, restando apenas 8 artigos no estudo final. Conclusão: O estudo evidenciou ser notável e de relevância a simulação realística como estratégia de ensino, uma vez que pode contribuir tanto para o aprendizado dos acadêmicos de Enfermagem quanto na melhoria da assistência ao usuário do sistema de saúde perpassando a segurança do paciente, contribuindo para o preenchimento das lacunas e melhoria do dinamismo do ensino pelos educandos.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-074


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Derechos de autor 2023 Marilza Pereira Dutra, Adriane Porto Santos, Gicélia Lombardo Pereira, Ana Beatriz de Andrade

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Marilza Pereira Dutra
  • Adriane Porto Santos
  • Gicélia Lombardo Pereira
  • Ana Beatriz de Andrade