Resumen
A pesquisa aqui apresentada tem como tema central o ensino da geografia e a atividade do turismo na Vila de Alter do Chão e por objetivo geral o de compreender a realidade escolar e como a temática do turismo, enquanto tema contemporâneo/gerador à geografia é abordada em sala de aula, considerando, sobretudo, que a Vila balneária de Alter do chão, é um distrito do Município de Santarém – PA, no qual sua economia gira em torno da atividade turística, sendo originalmente habitada por grupos indígenas que dependem do desenvolvimento do turismo local, da geração de emprego e do uso consciente de recursos naturais, provindos desse setor da economia. O estudo foi centrado na Escola Indígena Borari de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Antônio de Sousa Pedroso. Quanto à metodologia, adotou-se a observação descritiva, com pesquisa de campo de natureza qualitativa. O método empregado para realização do estudo fora o do materialismo dialético e, a coleta de dados deu-se por intermédio da realização de diálogos e aplicação de questionários previamente formulados com docentes e discentes da Escola. Aplicou-se o total de 72 questionários, sendo 30 aos professores da escola e 42 aos alunos do 9º (nono) ano do Ensino Fundamental. A análise de dados foi realizada por meio da tabulação gráfica das respostas oriundas dos questionários aplicados, no quais os resultados apontam que a maior parte dos professores conhecem o local onde trabalham, entretanto, não aplicam este conhecimento em suas aulas, assim como foi evidenciado o desejo dos alunos pelo tema do turismo, visto que as famílias destes tem sua renda gerada na localidade através de atividades turísticas. Deste modo, reflete-se quanto a importância da formação do educador nas diversas áreas de graduação, para a realização de atividades correlacionadas ao turismo local e a fomentação da percepção crítica dos conteúdos, mediante o contexto social e espacial que alunos e professores se inserem.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.015-015