Resumen
Este artigo remete a uma pesquisa concluída acerca de um momento marcante e vivido em todo o contexto educacional brasileiro: a inesperada transição do ensino presencial para o ensino remoto, durante o período de isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19. O foco da pesquisa foi direcionado para a Educação Profissional e Tecnológica, tendo como lócus da investigação o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), abrangendo o movimento de implementação das atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) na instituição, em período de aulas remotas e de retorno flexível das aulas presenciais. Trata-se, portanto, de uma pesquisa que busca problematizar a implementação dessas práticas com ênfase nas perspectivas da integração curricular e da formação humana integral, assim como destaca as conexões ocorridas entre o uso das tecnologias digitais e o currículo integrado no contexto dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Como pressupostos teóricos são empregadas as ideias de autores considerados como referências para o estudo das temáticas trabalho e educação, formação humana integral, currículo integrado, Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e tecnologias digitais aplicadas ao contexto escolar, tais como: Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); Mancorda (2017); Kuenzer (2002); Mill (2014); Kenski (2011); Bacich, Neto e Trevisani (2015); Pischetola (2018) e Moran (2007). A abordagem utilizada na pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter exploratório, com ênfase na pesquisa com os cotidianos e apresenta como principal recurso metodológico a entrevista semiestruturada. Como resultados da pesquisa, destaca-se que após o período pandêmico as tecnologias digitais passaram a ser mais utilizadas no contexto dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI), assim como reafirma a necessidade de que o uso dessas tecnologias esteja cada vez mais presente nas salas de aula. A pesquisa aponta, assim, para a ampliação do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas curriculares, sendo necessário para tanto a garantia de condições de trabalho adequadas, bem como a realização de processos de formação docente permanentes. Durante a pesquisa ainda foi produzido um produto educacional, constituído por um curso de formação continuada de professores (nos formatos de E-book e Mooc) intitulado "Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino Médio Integrado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica”, com ênfase em conteúdos, recursos e procedimentos para as práticas pedagógicas, buscando colaborar com a ampliação do uso dessas ferramentas tecnológicas no Ensino Médio Integrado, além de contribuir para a formação humana integral dos discentes.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.015-011