Resumen
Este texto explora os conceitos de alfabetização, letramento e literacia por meio da abordagem qualitativa. A metodologia empregada incluiu análise bibliográfica e documental para alcançar os objetivos propostos. O estudo buscou compreender as diferenças conceituais entre alfabetização, letramento e literacia, baseando-se em revisões bibliográficas de obras de Soares (2009, 2017a, 2017b, 2020), Kleiman (1995, 2005) e Tfouni (2002, 2018). Além disso, o estudo propôs um debate sobre a aproximação e a contraposição desses conceitos nos documentos oficiais que orientam as políticas educacionais para o ensino da leitura e escrita no Brasil, como o Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa (PCNs LP), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Decreto nº 9.765 de 11/04/2019, que instituiu a Política Nacional de Alfabetização, e o Caderno Orientador da Política Nacional de Alfabetização (PNA). Como resultados, os termos alfabetização, letramento e literacia desempenham papéis importantes nas práticas educacionais, sendo encontrados tanto nos documentos normativos de ensino quanto nas atividades de formação continuada dos professores (Pró-Letramento e PNAIC). Vale ressaltar que eles não são métodos de ensino e tampouco sinônimos, pois cada um possui sua própria especificidade, embora estejam intimamente relacionados. Assim, faz-se crucial que os profissionais da educação que planejam as ações pedagógicas no processo de ensino da leitura e escrita possam identificar claramente esses termos.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.018-016