Resumen
Este estudo tem como objetivo analisar o estado da arte da produção científica sobre o Technostress, segundo as plataformas Web of Science e Scopus. Com base nos princípios da Revisão Sistemática da Literatura (RSL), explorou-se o corpus textual disponível sobre “Technostress”. Após a realização das buscas na base de dados encontraram-se 296 artigos por meio da aplicação de filtros de seleção, após o emprego dos critérios de exclusão chegou-se em um corpus textual de 130 artigos. Posteriormente realizou-se uma análise mais específica dos artigos mais citados, bem como, dos mais atuais. Para compilar os dados, foram utilizados os softwares HistCiteTM e VOSviewer. No que se refere aos resultados, foi possível identificar que a partir do ano de 2019 iniciou-se um movimento crescente nos estudos sobre technostress, e que a autora Tarafdar é uma das pesquisadoras mais influentes dentre os 390 autores e coautores. Atualmente o contexto da pandemia e o Technostress estão em evidência, visto que, ocorreu uma ampliação do uso de tecnologia da informação e comunicação para desenvolvimento de atividades profissionais e educacionais, sendo então, um dos contextos mais explorados - o ambiente educacional - desde antes do cenário pandêmico.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.016-015